Você conhece o Cemitério dos Livros Esquecidos?

Hoje eu vou falar sobre o Cemitério dos Livros Esquecidos, acho que alguns já devem ter ouvido falar, outros talvez tenham lido as histórias, mas talvez a maioria não faça a menor ideia do que ele é. Eu vou contar o que é, vou explicar como o meu amor por ele floresceu e espero contagiar você que ainda não o conhece no meio do processo xD

Na história criada por Zafón, o Cemitério dos Livros Esquecidos é uma espécie de biblioteca guardada a sete chaves frequentada por pouquíssimas pessoas. O conhecimento de sua localização e da senha para frequentá-lo é passado de pai para filho e ele fica em Barcelona. Em A Sombra do Vento estamos falando da Barcelona dos anos 40, mas em O Jogo do Anjo e O Prisioneiro do Céu tudo acontece na década de 20. Esse Cemitério dá nome a série escrita por Carlos Ruiz Zafón. Ele publicou o primeiro livro em 2001, mas ele só chegou ao Brasil em 2007 quando já havia virado best-seller mundial. O segundo livro chegou ao Brasil em 2008 e o terceiro apenas em 2012.

Minha história com ele começou há uns três anos quando eu participei de um amigo oculto e a pessoa que me tirou me deu o livro A Sombra do Vento  de presente, segundo ela esse foi o melhor livro que ela leu na vida e eu não podia deixar de ler essa preciosidade. Depois de tanta recomendação mergulhei de cabeça na história e conheci Daniel, Fermín e o Cemitério. Confesso que apesar de me identificar com a história, achei a leitura um pouco massante em alguns trechos, mas quando terminei a leitura eu estava apaixonada pelos personagens e tudo o que eles viveram.

Se você for começar a ler os livros agora já pode ficar feliz, pois o último livro está previsto para ser lançado ainda no primeiro semestre pela Suma de Letras e vai se chamar O Labirinto dos Espíritos. A primeira coisa que você precisa saber sobre a série é: Apesar de ter sido lançada na ordem que eu falei ali em cima, não é necessário ler todos os livros em ordem, pois eles não são histórias sequenciais. Alguns personagens reaparecem, mas não é obrigatório fazer a leitura na ordem de publicação.

Outra coisa que você tem que saber é que se você gosta de histórias envolventes, com um que de mistério e uma narrativa para lá de bem escrita, você precisa ler Zafón. Por enquanto eu só li A Sombra do Vento, mas já tenho os outros livros no meu radar desde que terminei a leitura e fui pesquisar sobre o autor. Foi assim que descobri que eu tinha começado a ler uma série e que ele tem vários outros livros também, mas conto sobre eles em outras postagens.

Você já conhecia a série? Compartilha a minha paixão? Ainda não leu? Cooonta para miim!

Até a próxima!

Ana.

Você irá gostar de ler também:

3 Comentários

  1. Coloquei “A sombra do vento” faz um bom tempo na minha lista. E até hoje nada… Vejo que muita gente, assim como você, ama demais! E eu não sabia que se tratava de uma série.
    Gostei!
    Vou tentar ler qualquer dia desses.
    Bjao

  2. Melhor série de livros, já li os 3 mais de 5x… isso q é amor pelo cemitério… historia envolvente, cheio de mistérios e tramas… estou ansiosa para o ultimo, já estou relendo, pra ficar com as historia na ponta da língua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *