Spritz – a nova leitura dinâmica

Olá, meu bom leitor.

Você sabe o que é uma leitura dinâmica?

Leitura dinâmica constitui-se de vários métodos que buscam aumentar a velocidade da leitura, mantendo o entendimento e a retenção de informações.

Há vários métodos diferentes de leitura dinâmica. Alguns consideram que leitura consiste em três etapas – ver, pronunciar e compreender – e propõem que se elimine uma das três. Para manter o entendimento, a única etapa que poderia ser eliminada é a pronúncia, seja vocal ou mental.

Eu particularmente sou um adepto da leitura dinâmica, mas eu utilizo um método bem arcaico e simples em que eu olho o formato da palavra e sei o que esta escrito, assim não preciso ler letra por letra.

A notícia é que a pouco mais de um mês a Spritz liberou para o Brasil aplicativo para otimizar a leitura. Olha a explicação do site (clique AQUI para ir ao site):

“Os desenvolvedores da Spritz garantem que apenas 20% do tempo dedicado a leitura é gasto para compreender as palavras, o resto é apenas para que nossos olhos se desloquem entre elas. Agora imagine que você pudesse aproveitar 100% do seu tempo para compreensão?

A ideia do aplicativo é aproveitar o ORP (Ponto de Reconhecimento Óptico, em inglês), que é um ponto da palavra que nosso olhar busca para compreendê-la. Na leitura normal, nosso cérebro busca esse ORP em cada palavra, de forma que nossos olhos precisam “correr” pelas páginas (ou tela) para assimilar o conteúdo, pulando de palavra em palavra e de linha em linha.”

O legal do aplicativo (clique AQUI para ver o aplicativo) é que ele treina de maneira gradativa o seu olho a ver o ponto correto da palavra para poder ter uma leitura mais rápida e com total garantia de compreensão do texto.

O site da vários níveis de treinamento como 250 palavras por minuto, 350 palavras por minuto e podendo chegar até 1000 palavras por minuto (vale lembrar que o aplicativo somente está disponibilizado em inglês, ainda não foi feito para o português).

250 palavras por minuto:

350 palavras por minuto:

500 palavras por minuto:

E podemos esperar muito mais coisas vindo por ai, o Spritz no inicio deste mês disponibilizou um kit de desenvolvimento para levar o ORP para sites a aplicativos como o Google Glass e relógio Samsung Galaxy Gear e entre outros.

Será que estamos vivendo o inicio de uma nova era tecnológica e literária?

Só o tempo para nós dizer.

Tenha um ótimo ponto para ler!

Fontes:

http://www.amoraliteraria.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.spritzinc.com

Você irá gostar de ler também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *