Sobre levantar a cabeça, sacudir a poeira e seguir em frente

Olá leitores!

Em primeiro lugar gostaríamos de desejar um feliz ano novo a todos que nos acompanharam ao longo de 2016. E também não podemos deixar de agradecer por todas as mensagens de apoio que vocês enviaram durante o período complicado que passamos nas últimas semanas.

Para quem está chegando agora e não acompanhou a nossa saga, eu explico. Quando começamos a planejar a cara que queríamos dar ao blog em 2017 decidimos que era hora de criar um novo layout que combinasse com tudo o que queremos oferecer e que não nos deixasse refém das opções que a nossa hospedagem nos dá.

Depois de algumas pesquisas contratamos uma web designer, que nos deu muita dor de cabeça, pois não conseguiu implementar o layout que criou no nosso site e bagunçou não só o que aparecia aqui para vocês como também o nosso painel de gerenciamento. Houve um momento que não conseguíamos acessar nem a parte de criar e editar postagens.

Acordamos com a pessoa que não faríamos mais o layout e pegaríamos nosso dinheiro de volta. Depois disso conseguimos arrumar pelo menos o acesso as postagens, mas todo o resto continuava com problema, pois as alterações que haviam sido feitas no nosso código fonte eram irreversíveis. Nem os técnicos da empresa que hospeda o nosso site conseguiram resolver as falhas.

A saída que encontramos foi recontratar a hospedagem para meio que reiniciar o código e começarmos a alterá-lo do zero. Fizemos um backup de todas as postagens do blog antigo, mas quando fomos carregar no painel novo, as postagens de todo o ano de 2016 desapareceram.

Tentamos de várias formas recuperar o conteúdo, mas ainda não conseguimos entender o que aconteceu. A única coisa que aparece é que os arquivos do ano estão corrompidos e não podem ser recuperados. Depois de passar a fase de querer jogar tudo para o alto resolvemos iniciar as atividades de 2017 da melhor forma que conseguirmos.

Essa história toda serviu como aprendizado também e o primeiro deles é que daqui para frente faremos backups mensais das postagens. Não dá para confiar na sorte. O segundo é que vamos tomar ainda mais cuidado ao escolher uma pessoa para mexer no layout do nosso blog.

Óbvio que na questão do sumiço das postagens temos uma parcela de culpa também por não termos feito backup periodicamente, por isso devemos um pedido de desculpas a todos os autores que divulgamos ao longo de 2016. Mil perdões pela falha, de verdade. Ainda não desistimos de restaurar os arquivos, mas caso realmente não seja possível já pedimos desculpas antecipadas.

A conduta que adotamos com relação as críticas perdidas é a de que manteremos os nomes dos livros e autores na aba direcionada a elas para que tenhamos o registro de que já falamos sobre os livros, mas elas ficarão sem o link de direcionamento para a postagem.

Não perdemos os Contos, pois poucos foram escritos no ano passado e por sorte fizemos uma pasta no drive para todos os que tínhamos no blog há pouco tempo.

Perdemos as postagens que fizemos no Ponto de Opinião e as do Youtube, mas você pode acessar todos os vídeos que fizemos pelo Canal. As duas categorias foram criadas no ano passado e, por motivos óbvios, elas não existem mais. Retomaremos o Ponto de Opinião com assuntos que forem relevantes e ele continuará sem periodicidade definida.

Quanto ao canal no Youtube, nada mudou, vamos planejar o conteúdo da segunda temporada e ela vai entrar no ar em março. Se sentirem muita saudade deem uma olhada nos vídeos que já publicamos. Tem umas entrevistas bem legais!

Mais uma vez muito obrigada pela compreensão e pelo carinho de todos vocês. Mesmo com toda essa confusão só temos a agradecer pela confiança depositada no blog. Agora é hora de levantar a cabeça, sacudir a poeira e seguir em frente.

Um ótimo 2017 a todos nós!

Tenha um ótimo ponto para ler!

Equipe Ponto Para Ler.

Você irá gostar de ler também:

10 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *