Projeto Uns e Outros | Machado de Assis + Milton Hatoum – Resultado Sorteio

Oi pessoal!

Seguimos rumo a mais uma semana de projeto e eu sigo em busca do conto que vai me fazer suspirar. Essa semana eu li mais um dos contos de Machado de Assis, Teoria do Medalhão, e esse é um diálogo entre um pai e um filho que é praticamente um monólogo sobre o que o pai acha que o filho deveria fazer agora que é maior de idade. O filho tem algumas falas, mas elas são quase sem importância se comparadas ao tamanho dos sermões do pai. Essa conversa acontece após o aniversário de 21 anos do rapaz e o pai o aconselha a ser um medalhão, que é basicamente ser alguém que conquistou riqueza e fama. As dicas do pai mostram para o filho o que ele deve fazer para logra êxito nesse quesito e tudo gira em torno de esconder suas opiniões pessoais e agradar as pessoas independente do que pensa.

A releitura O futuro político foi escrita por Milton Hatoum e também retrata uma conversa de pai e filho, mas nos dias de hoje. A idade e o contexto do aniversário permanecem, mas o pai é um advogado renomado de causas controversas. O filho, acabou de se formar em direito e se recusa a seguir os passos do pai, ao contrário do rapaz do conto original ele tem opiniões fortes e faz questão de fazer oposição ao pai. Não trabalhará moldando a lei para corruptos enquanto a mãe que rouba uma caixa de leite passa anos presa. A conversa é bastante efervescente, ao contrário da outra e confesso que a releitura me agradou.

Foi o primeiro par de contos que mexeu comigo. No início eu não tinha entendido muito a ideia de ser medalhão proposta por Machado, mas uma pequena busca me mostrou que ele trabalha a questão da aniquilação do indivíduo em favor de posição social e imagem privilegiadas. Aí as coisas se encaixaram e entendi as falas do pai sobre como o filho deveria se comportar e tirei o chapeu para a crítica que ele fez. As críticas dos dois textos se completam e é interessante ver como Hatoum modificou a personalidade do filho para abordar algo que é mais sensível a nossa sociedade hoje.

Nota: 9,0

**

Aproveito o post de hoje para divulgar o resultado do sorteio que lançamos no início do projeto. Eu acabei esquecendo de dar print nas telas na hora do sorteio, mas cada pedaço do sorteio está disponível nos destaques do perfil do blog no Instagram (@pontoparaler), então se você quiser conferir como foi, é só assistir os vídeos. Fizemos o sorteio quatro vezes para conseguir encontrar a Rudynalva Soares, que cumpriu todas as regras e já até me respondeu enviando os dados para envio do kit.

Estamos super felizes com a conquista da Rudynalva! E já deixo aqui um aviso, ao participar de um sorteio, confira se você está seguindo todas as regras, se eu fosse uma das três que deixaram de ganhar eu ia estar muito chateada agora 🙁

Obrigada a todos que participaram do sorteio!

Até a próxima!

Ana Paula

 

Você irá gostar de ler também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *