Projeto Uns e Outros | James Joyce + Beatriz Bracher

Oi pessoal!

Não contamos por aqui, mas mudamos de casa semana passada e vocês podem imaginar como a vida tá uma loucurinha. Mesmo assim, conseguimos deixar os posts da semana passada programados, já os dessa semana foram uma zoninha a parte, mas cada dia que passa estamos nos organizando melhor e com esse feriadão de carnaval vamos conseguir colocar tudo o que falta nos eixos e voltar a nossa rotina certinha.

O post de hoje sai nesse horário estranho, mas não podia deixar de escrever minhas impressões sobre o par de contos que li essa semana. Como vocês viram, eu ainda não amei nenhum dos contos do livro, mas os contos dessa semana podem ser considerados os que menos me agradaram até agora. Na ordem do livro, Eveline e A morte da Mãe são o carro abre alas, os contos que abrem o livro e nos dão as boas vindas.

Em Eveline conhecemos a protagonista que dá nome ao conto, uma menina que perdeu a mãe e prometeu tomar conta da família, mas se encontra em um dilema. Fazer ou não uma loucura? Continuar se sacrificando pela família e pelo pai bêbado ou correr atrás de algo novo? As dúvidas são grandes e a acompanham durante todo o tempo. Foi meu primeiro contato com James Joyce e esse conto foi bem Ok, não foi ruim, mas também não me fez perder o ar e achar a história sensacional.

Beatriz Bracher escreveu a releitura A morte da mãe, que é contado pelo ponto de vista do irmão de Eveline, Ernest. A autora fez uma espécie de mistura entre seu texto e trechos de contos escritos por James Joyce. A mistura não me agradou muito, achei até que Ernest não fez muito sentido ao longo da história.

Eu li os contos na ordem do sorteio que fizemos, então esse foi o quarto par de contos que li e mesmo assim me surpreendi com a falta de química entre as duas histórias e confesso que não consegui entender muito bem a construção em forma de colcha de retalhos que a Beatriz usou para montar o conto a partir de outros contos de James Joyce. Pode ter sido algo ambicioso, mas achei que no final não funcionou tão bem e deixou a releitura bastante confusa.

Nota: 7,5

Semana que vem chegamos a metade do projeto e domingo é o último dia para participar do nosso sorteio, não se esqueça!

Acesse os outros blogs que participam do projeto:

Eu li ou vou ler

Jeniffer Geraldine

Leitora Sempre

Ana Paula

Você irá gostar de ler também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *