Presidentes que escreveram livros [BEDA #4]

Olá, leitores!

No início do ano, quando o Obama (#saudades) estava deixando a presidência dos EUA saíram algumas matérias falando dos livros que ele leu durante o mandato e como ele escolhia livros que o ajudariam a superar questões que ele estava vivendo no momento. De acordo com essa matéria, ele leu livros escritos por outro presidente americano, Abraham Lincoln, que era sua maior inspiração.

Aproveitando esse gancho resolvi fazer no post de hoje uma listinha com alguns presidentes que escreveram livros. Está pronto para conhecer esse outro lado de pessoas tão importantes?

  • José Sarney

PASMEM! Sarney escreve e é imortal da Academia Brasileira de Letras. Fiquei chocada, principalmente com o fato de que um dia ele achou que a Literatura fosse o destino dele. Ele é poeta e já escreveu sete livros: Ensaio sobre a Pesca de Curral (1953), A Canção Inicial (1954), Norte das Águas (1969), Os Maribondos de Fogo (1978), O Dono do Mar (1995), Saraminda (2000) e A Duquesa Vale uma Missa (2007). Ele também escreveu Crônicas no Jornal Folha de São Paulo, elas eram publicadas todas as sextas entre 2008 e 2011.

  • Fernando Henrique Cardoso

Com Fernando Henrique a surpresa já não foi tão grande, porque o lado intelectual dele já era bem conhecido antes mesmo de sua chegada a presidência. Sua participação na criação do pensamento desenvolvimentista da CEPAL é muito criticada e reconhecida. Um dos livros que ele escreveu nós temo aqui em casa e o Paulo já fez crítica dele aqui no blog: O Improvável Presidente do Brasil. Ele também escreveu Diários da Presidência, A Arte da Política e também alguns em inglês que não foram publicados no Brasil.

  • Abraham Lincoln

Abraham Lincoln foi um dos maiores presidentes dos EUA e ele é exemplo até hoje. Os livros que inspiraram Obama contém um compilado de vários discursos que ele fez ao longo da vida. O livro que inspirou o filme Lincoln não foi escrito por ele, foi a historiadora Doris Kearns Goodwin que fez a biografia política após  fazer uma análise do estilo de liderança do presidente durante a Guerra Civil. Eu assisti e achei muito MARA e passei a respeitá-lo ainda mais.

  • Barack Obama

Eu sou bem fã do Obama desde que ele assumiu a presidência em 2008, quando conheci o cara nas primárias contra a Hillary e soube um pouco da história dele eu fiquei impressionada. Até comprei A Ponte a biografia que o David Remnick escreveu, mas acabou que li só um pedaço (Nota mental: começar de novo e ler até o fim), mas o próprio Obama se arriscou no mundo literário e foi bastante versátil. Ele publicou A Origem dos Meus Sonhos (2008) e A Audácia da Esperança (2008). Agora ele e família estão na Polinésia Francesa curtindo as férias e ele está escrevendo mais um livro, que ao que tudo indica vai trazer suas memórias da presidência. Vou fazer o dever de casa e ler esse outros dois antes que ele publique mais um, né?! (Só depois de ler a biografia, querida! Hahahaha)

**

O Clinton e o Bush também escreveram livros, mas se eu descobrir mais presidentes escritores eu faço outra postagem para complementar essa futuramente. Continuem com a gente no BEDA!

Até a próxima!

Ana.

Você irá gostar de ler também:

5 Comentários

  1. Obama 🙂
    Como não ser fã, dele acho que leria até a lista de compra de supermercado,kkk
    Mas não sabia que ele tinha uma biografia publicada, vou providenciar, ando numa vibe de biografias este ano, vou aproveitar antes que passe.
    Adorei o post Aninha, beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *