Ponto de Referência – Jane Austen

Como já contei, perdemos todos os arquivos de 2016 e, por consequência, todos os Pontos de Referência que fizemos. Então nos aproveitamos da situação e resolvemos dar uma turbinada na coluna, ela continuará a ser quinzenal e servirá para homenagear algum(a) escritor(a) que admiramos. A novidade é que em vez de postarmos apenas um trecho de algum texto do homenageado vamos escrever também, em poucas palavras, um pouco da biografia e as principais obras desse autor. A mudança vai servir para nos conectar ainda mais com esses escritores e para te deixar mais curioso para conhecer mais sobre quem estamos falando.

O primeiro Ponto de Referência de 2017 tem um sabor especial, pois esse ano é o ducentésimo aniversário de morte de Jane Austen, a maga do romance de época. Por ser um ano marcante para autora, resolvemos fazer várias homenagens a ela aqui no PPL. Eu já contei que estou participando de um Clube de Leitura chamado Um Ano com Austen e, graças a ele, estou tendo o primeiro contato com a obra da autora o que significa que teremos várias críticas de seus livros ao longo do ano, mas nada melhor do que começar pelo Ponto de Referência para que nos próximos posts você já saiba o que ela representa para o mundo e porque é tão aclamada. Então vamos ao que interessa:

Jane nasceu em 16 de dezembro de 1775 e morreu em 18 de julho de 1817. Ela é uma das escritoras inglesas mais famosas, mesmo tanto tempo depois de sua morte. A autora escreveu vários romances, mas os mais conhecidos são: Orgulho e preconceito, Razão e sensibilidade e Persuasão, consagrou-se por seus diálogos afiados e pela ironia presente em seus romances. O alvo de sua narrativa era a sociedade provinciana inglesa do século XVIII.

Não há nenhuma foto da autora. Essa pintura é a que mais se aproxima da real aparência dela e foi alvo de diversas releituras após tantos anos.

O primeiro livro que ela finalizou foi Lady Susan, escrito em forma epistolar, quando a autora tinha dezenove anos, mas o primeiro livro a ser publicado foi Razão e Sensibilidade que, a pedido da autora, foi apresentado a sociedade da época sob o pseudônimo “By a lady” (Uma senhora). O primeiro livro fez muito sucesso e abriu as portas para a publicação de Orgulho e Preconceito, um dos livros mais conhecidos da autora. Entretanto, devido a indiscrição da família seu pseudônimo caiu por terra logo após o lançamento da história da família Bennet.

A autora ainda completou a escrita de: Persuasão, Emma, A Abadia de Northanger Mansfield Park. Há algumas novelas inacabadas, mas ela arrasta multidões em qualquer lugar até hoje. Todos esses livros citados fazem parte da lista de leitura do Um Ano com Austen, começamos por Orgulho e Preconceito e assim que terminar posto uma resenha aqui no blog! Vamos ao trecho do livro?

“É  verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro em posse de boa fortuna deve estar necessitado de esposa.

Por menos conhecidos que possam ser os sentimentos ou pontos de vista de tal homem em seus primeiros contatos com um novo ambiente, essa verdade está tão enraizada nas mentes das famílias vizinhas que o recém chegado é considerado propriedade de direito das moças do lugar.”

Orgulho e Preconceito – Capítulo 1

Você pode comprar os livros que citamos da autora e de quebra ajudar no crescimento do blog, dá uma olhada na seleção que fizemos:

Jane Austen na Amazon

E aí? O que achou desse Ponto de Referência mais detalhado? Conta aqui nos comentários!

Até a próxima!

Você irá gostar de ler também:

7 Comentários

    1. Oi Thamiris!

      Que bom que gostou <3
      Vamos manter assim, sem pesar muito nas informações para não ficar cansativa a leitura, mas trazendo um pouco mais de detalhes para que a experiência de leitura seja mais completa 🙂
      Estou começando esse ano no mundo dela, vamos ver se consigo ler tudo certinho até o fim do ano Hahahaha
      Beijos!

  1. Reli Orgulho e Preconceito no final do ano passado. Ainda não li mais nada da autora mas tenho vontade. Quero ver se leio Razão e sentimento esse ano.
    Gostei desse formato. Sempre tenho curiosidade pra saber um pouco mais da vida e obra dos autores que leio.
    Bjão

    1. Oi Jeniffer!

      Essa é a minha primeira leitura, estou gostando muito do ar crítico que envolve o livro.
      Que bom que você gostou, fica de olho que teremos autores novos a cada 15 dias 🙂
      Beijos!

  2. Gente, adorei essa ideia de vocês. Bom para conhecermos autores que desconhecemos e saber mais dos que adoramos.
    Sobre a Jane sou louca para ler os livros, falta é vergonha na cara mesmo. Vamos ver se este ano dou um jeito nisso.
    Esperarei pelo próximo ponto de referência.
    Beijos

    1. Oi Isa,
      Fico feliz que vocês estejam gostando <3
      Eu acho que você devia ler para ontem! Eu tô adorando Orgulho & Preconceito!
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *