Ponto de Referência | Anne Rice [BEDA #3]

Anne Rice nasceu em Nova Orleans, nos EUA, em 1941. É formada em Escrita Criativa e em Ciência Política. Ela passou a maior parte de sua vida na Califórnia, mas é Nova Orleans que ela usa como plano de fundo para várias de suas histórias.

Ela escreveu mais de 30 obras e um de seus livros mais famosos é justamente o primeiro que ela escreveu: Entrevista com Vampiro. Ele foi publicado em 1976 e virou filme na década de 90, agradando muitas pessoas com o trio de protagonistas interpretado por Brad Pitt, Tom Cruise e Antonio Banderas. Anne teve participação na elaboração do roteiro e muitos especulam que isso fez com que ele mantivesse fidelidade ao texto literário.

Entrevista é o primeiro de uma série conhecida como Crônicas Vampirescas, que conta com 13 livros:

Entrevista com Vampiro

O Vampiro Lestat

A Rainha dos Condenados

A História do Ladrão de Corpos

Memnoch

Pandora

O Vampiro Armand

Merrick

Sangue e Ouro

A Fazenda Blackwood

Cânticos de Sangue

Príncipe Lestat

Prince Lestat and the Realms of Atlantis

Os livros que marquei em negrito meio que conversam com uma saga paralela chamada As Bruxas Mayfair, que  é composta por três livros: A Hora das Bruxas, Lasher e Taltos. Vi em alguns lugares que alguns fãs da leem essas duas séries em conjunto e em uma ordem específica, mas no site da escritora elas são tratadas de forma separada. No site da autora você fica por dentro de todas as divisões dos livros que ela escreveu.

Nesse mesmo site tem uma série com dois livros que é chamada de Novos Contos dos Vampiros, que contem o livro Pandora que eu citei ali em cima e o do Vittorio, o vampiro, mas esse segundo não é parte das Crônicas Vampirescas, de acordo com eles. Aqui no Brasil a edição publicada pela Rocco é incluída nas Crônicas, mas no original isso não acontece. Talvez essa divisão tenha sido feita porque ela coloca ainda mais elementos católicos dentro do texto, mas não consegui entender porque houve essa mudança.

Claro que tem muuuitos outros livros que não citei aqui, mas a ideia é dar só um gostinho para vocês, se quiser conhecer todas as obras dela é só passear por aquele site que deixei ali em cima. Caso você queira saber em primeira mão o que a autora anda aprontando é só curtir a página dela no Facebook. Ela é bastante presente e costuma dar umas notícias em primeira mão, como a informação de que ela quer fazer uma série televisiva das Crônicas Vampirescas. Ela continua escrevendo e está prevista a publicação do livro Ramses, the damned em 21 de novembro desse ano.

Tive a oportunidade de ler Entrevista com Vampiro por conta do #NomeProvisório, mas para terminar tive que perseverar um bocado. Foi diferente de tudo o que eu imaginei que poderia ser e o mais legal é que nunca vi o filme então foi tudo uma grande surpresa para mim. Não achei o livro ruim, mas também não é o melhor que li na vida. Tem umas reflexões bem interessantes ao longo do texto e, por isso, escolhi um trecho dele para compartilhar aqui com vocês:

As pessoas que param de crer em Deus ou na bondade continuam a acreditar no diabo. Não sei porquê. Não, realmente não sei porquê. O mal é sempre possível. E a bondade é eternamente difícil.

– Entrevista com Vampiro, Anne Rice.

Forte, né?! Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre essa autora contemporânea 🙂

Até a próxima!

Ana.

Você irá gostar de ler também:

4 Comentários

  1. Ana, adorei a matéria! O pouco que conheci de Anne Rice foi graças ao seu dedo escolhendo o livro para votação. Eu não amei de paixão o livro, mas reconheço que Lestat me deixou curioso!

    Abraço do Luke!

    1. Luke!
      Que bom que você gostou! Eu também só a conheci porque o livro vencedor entre as minhas escolhas foi o dela. Também não amei, mas fiquei com vontade de conhecer mais o Armand. Não gostei muito do Lestat Hahahahaha
      Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *