O que mais foi lido em 2013

Olá, meu bom leitor.

Hoje para finalizar o ano e iniciarmos o ano de 2014 com grandes expectativas vou falar sobre os livros mais vendidos deste ano de 2013, a única expressão que eu tive quando vi a lista foi a de surpresa.

Post 5Surpresa por ver que um clássico sempre será um clássico independente de tudo, O Pequeno Príncipe está em 14° livro mais vendido no Brasil. Uma surpresa grandiosamente feliz.

Grande também foi ver que na lista de autoajuda e esoterismos ainda tem grandes livros que trazem grandes mensagens de crescimento pessoal como O Monge e o Executivo, A Arte da Guerra, O Poder do Agora e Pai Rico Pai Pobre. Li todos e recomendo, são leituras altamente enriquecedoras e realmente abrem os nossos horizontes.

Outras surpresas nem tão felizes como as anteriores, como por exemplo, dos vinte relacionados na listagem de ficção seis são romances eróticos, na lista de não ficção o Edir Macedo está encabeçando como primeiro e segundo colocado. Isso reflete basicamente o perfil do leitor brasileiro que se enquadra na parte de modinhas e/ou alienado, mas isto são outros quinhentos que não vou entrar no mérito.

Mas de contra partida temos autores que conseguem se manter de uma maneira sobrenatural durante todo o ano como mais vendidos como Dan Brown, Rick Riordan, J. K. Rowling e o George R. R. Martin. Não sei qual a macumba que eles fazem ou como conseguem escrever tantas historias ao mesmo tempo, mas eles conseguem de uma maneira que eu ainda vou descobrir como e tentar escrever pelo menos um decimo como eles.

Bem em relação a todos os livros mais vendidos de 2013 eu pude retirar uma ótima conclusão em comparação com listas de anos anteriores, o brasileiro está lendo mais e sobre temas e estilos diversos.

Post 5.2Isso é muito bom, antigamente o perfil geral do leitor brasileiro era o de ler o que a grande mídia dava, ou seja, uma leitura direcionada para não fazer pensar. Hoje ainda temos isso, muitos livros mal escritos, mal elaborados, escritos com o proposito de fazer prender a mente e não a de liberta-la, mas também temos muitos livros bons e que nos trazem todas as sensações e experiências que uma boa historia deve ter. Estamos lendo melhor.

O mundo da literatura é isso, interesses e vontades, historias boas e ruins, livros com o proposito de dar asas e outros de colocar os nossos pés no chão e é por isso que eu amo ler.

O ano de 2013 foi ótimo, pelo menos para o mundo da leitura, e que o de 2014 venha com uma intensidade maior e nós traga muitas outras surpresas tanto boas como ruins, porque afinal de contas é lendo que nos libertamos.

Vou colocar no final o link para a listagem dos mais vendidos do New York Times, são livros ótimos que valem muito serem lidos.

Sem mais delongas um ótimo ano novo para você meu bom leitor, muitas felicidades e realizações e lembre-se você é capaz de fazer da sua vida ser aquilo o que você quer, você tem o lápis na mão para escrever a sua historia.

Tenha um ótimo réveillon e um ótimo ponto para ler!

Fontes:

Veja

New York Times

Você irá gostar de ler também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *