Feiras internacionais do livro do mês de março

Olá, meu bom leitor.

Vamos falar sobre as feiras do livro internacionais que ocorrerão este mês.

Festival Literário da Madeira

Primeiro vou falar sobre o Festival Literário de Madeira (Portugal), ele vai ocorrer entre 17 a 23 de março e é uma das principais feiras literárias de Portugal. Ela sempre vem com o principio de promover a literatura portuguesa e destacar o que vem acontecendo pelo mundo.

Entre os convidados dos debates, que na sua maioria são portugueses, neste ano iremos ter dois brasileiros, a nossa aclamada cantora, compositora e autora Adriana Calcanhoto que fará o concerto “Olhos de onda”. E também teremos um escritor que já vem sendo uma figura carimbada deste o ano passado, o talentosíssimo Luiz Ruffato, que assumiu as honras de abertura da maior feira do livro do mundo no ano passado, a Feira do Livro de Frankfurt.

Mas o que eu espero realmente para este evento é a palestra do escritor português Valério Romão que vem deste o ano de 2000 derrubando paradigmas da cultura de Portugal e se tornando um dos maiores autores do seu país, sua carreira tem sido incrivelmente destacado pelo seu talento em escrever prosa.

Para o festival de Madeira não podemos esperar nada de ruim, os últimos anos tem sido surpreendentes, ainda mais para nós brasileiros que temos um estereotipo de que o português não é lá muito inteligente. Um grande erro da maioria, os escritores portugueses são uns dos que mais possuem conhecimento de técnicas e historia literária do seu país, assim os tornando muito competentes e talentosos.

Salon du Livre Paris

É até complicado de falar do Salão do Livro de Paris (França), ele vai ocorrer entre 21 e 24 de março e é a maior feira do livro da França e um dos termômetros da literatura mundial. Como dizem: “Se encantou a cidade luz encantará o mundo”.

A cada ano, um país é convidado de honra para proporcionar ao leitor uma proximidade maior com os editores e escritores do mundo inteiro.

O Salão do Livro de Paris 2014 vai celebrar o centenário do nascimento do escritor argentino Julio Cortázar. Como consequência desta justa homenagem estarão presentes 30 escritores argentinos romancistas, ensaístas, poetas, argumentistas de historias em quadrinhos e dramaturgos.

A novidade deste ano em Paris é a criação de um espaço que vai ficar a disposição dos expositores, para reunir todos os atores que produzem, editam e divulgam o saber e o conhecimento: o espaço “Saber e Conhecimento”.

Expectativas a mil para este evento, nunca tive muito contato com a literatura argentina e vou aproveitar está grande oportunidade para aumentar a minha cultura.

Bologna Children’s Book Fair

Sim é isso mesmo que você leu, a Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália) é o principal evento destinado unicamente para a literatura infantil e vai ocorrer entre 24 e 27 de março.

Bolonha é a sede do evento internacional mais importante dos profissionais do mercado editorial infantil onde ocorre o encontro de autores, ilustradores, editores, tradutores e agentes literários, ou seja, o que for ser destaque neste ano para as crianças irá passar primeiro lá.

Para que você tenha uma noção do tamanho e magnitude da feira, aqui vai uma coisa que vi:

“A Feira acontece em uma área de exposição de 20 mil metros quadrados e apresenta aos visitantes e expositores um layout de fácil acesso. A edição de 2013 viu 1.200 expositores de todo o mundo, 25 mil trabalhadores,  75 países representados. É fácil de entender, uma vez que representa uma oportunidade para o negócio essencial globalmente.”

Tenho dois irmãos pequenos, 2 e 3 anos, e é claro que eu vou ficar de olho para saber que livros vou ler para traze-los para este mundo que sou apaixonado.

Espero ter trago um pouco mais de informação e cultura para você, pois eu cresci escrevendo este post.

Assim que se encerrarem as feiras irei fazer um post separado para cada uma do que aconteceu.

Eu sei que ainda tenho que postar sobre como foi a Feira Internacional do Livro de Nova Delhi, o texto já está pronto e em breve irei postar.

Tenha um ótimo ponto para ler!

Fontes:

http://www.bookfair.bolognafiere.it/home/878.html

http://www.festivalliterariodamadeira.pt/

http://www.salondulivreparis.com/

Você irá gostar de ler também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *