Feira Internacional do Livro de Nova Delhi

Olá, meu bom leitor!

Hoje venho trazer uma grande noticia para você, neste mês teremos a Feira Internacional do livro de Nova Delhi, Índia (New Delhi World Book Fair).

Claro que o que posso dizer é: Caramba, nunca li um livro de um escritor indiano.

E acredito que muito provavelmente você também pensou isso.

Mas afinal de contas como é a literatura indiana?

Fui fazer uma pesquisa para poder colocar um pouco mais de cultura neste blog e olha o que eu acho.

Post 24“A tradição literária indiana é principalmente poética e essencialmente oral. Seus autores são, frequentemente, desconhecidos. Por esta razão, torna-se difícil estabelecer a história da literatura indiana. Isto é válido tanto para a literatura dravídica, como para a literatura escrita nas línguas indo-européias do norte. A influência das culturas islâmica e persa é maior na literatura escrita em urdu, embora em outras literaturas também se possa observar tendências islâmicas.”

Ou seja, a literatura indiana é na verdade um caos organizado, ao mesmo tempo em que eles têm uma grande riqueza de textos e vários escritores eles também não tem praticamente nada. Pois não existia a cultura de se guardar os pergaminhos e textos em casa, isso era mais responsabilidade dos templos religiosos.

Mas tirando toda essa problemática à Índia nós deu grandes nomes como Anakru, Rabindranath Tagore, Gayatri Chakravorty Spivak e entre tantos outros que parecem ser ótimos, mas que infelizmente eu não conheço.

Ao saber que ocorreria está feira do livro me veio à vontade de ler alguma coisa desse belo país tão rico em cultura.

A feira tem o proposito primordial de promover a literatura indiana para o mundo mas também de sempre homenagear um país, que neste ano será a Polônia. E o foco principal da feira este ano de acordo com o site é:

“Este ano, a Feira vai se concentrar em literatura infantil. A apresentação do Tema, Kathasagara: Comemoração Literatura Infantil, vai mostrar a esplêndida diversidade da literatura infantil, o seus multicultural e multilingue e as ricas tradições da narrativa indígena no Pavilhão das Crianças.”

Tentei procurar noticias para saber como foi a feira do ano passado, mas apenas achei coisas superficiais que não acrescentam muito.

Isto mostra o pouco interesse do brasileiro para com a literatura que não está no eixo EUA-UE, se a mídia brasileira não tem interesse de mostrar um evento que é prestigiado pelo resto do mundo, apenas mostra infelizmente o nível de cultura do brasileiro.

Vamos mudar isso!

A feira vai ser do dia 15 ao dia 23 de fevereiro, pretendo assim que a feira terminar fazer uma matéria com tudo o que aconteceu lá. E tentar de uma maneira contribuir para a propagação da cultura literária no nosso país.

Tenha um ótimo ponto para ler!

Fontes:

Facebook

SNEL

História do mundo

Wikipedia

Você irá gostar de ler também:

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *