Feira do Livro de Porto Alegre

Olá, leitores!

Aqui no Ponto para Ler, além de divulgar o trabalho de escritores brasileiros visando a valorização da literatura nacional também entendemos que é necessário valorizar os eventos literários realizados pelo país, pois é em lugares assim que temos a oportunidade de ter contato com escritores locais. Justamente por isso, hoje vamos falar sobre a Feira do Livro de Porto Alegre, um evento super tradicional do calendário brasileiro.

A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955 por incentivo do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, junto aos livreiros e editores da cidade. O evento é considerado referência no paí­s por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores.

Essa é a maior feira literária do sul do país e o mais interessante é que ela acontece a ceu aberto desde a primeira vez, na Praça da Alfândega, um ponto turístico da cidade. A Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil e é Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade. A edição desse ano é a 63ª, começou no dia 1º de novembro e vai até o dia 19. Se você é de Porto Alegre, vai passar por lá em algum desses dias ou mora em alguma cidade próxima, não deixe de visitar a feira e prestigiar o trabalho dos escritores locais.

programação está bem interessante e tem alguns eventos bem legais, como a palestra A Jornada do Escritor – a formação do escritor de literatura fantástica, que vai abordar os temas: Processo de escrita, dificuldade de encontrar uma editora, publicação independente, armadilhas a que o autor iniciante está sujeito e desilusões e pequenas conquistas. Artur Vecchi, Christopher Kastensmidt, Duda Falcão e Kátia Regina Souza vão ministrar a palestra e se eu estivesse por lá  com certeza iria assitir. Será as 15h, na Sala Oeste do Santander Cultural.

No site tem uma lista com todas as sessões de autógrafos que vão acontecer por lá separada por dia. Fique de olho para ver se algum autor que você conhece estará lá, mas não deixe de conhecer autores novos, é sempre bom sair da zona de conforto. Além disso eles tem uma programação de oficinas que vai desde escrita criativa a restauração de livros e, se você é escritor, deveria ficar de olho, pois pode ter alguma muito boa para aprimorar sua técnica de escrita. De acordo com o site, é só enviar um e-mail para: oficinas@camaradolivro.com.br e fazer sua inscrição.

Também há uma lista com o nome de todos os autores que vão participar do evento. A programação está bastante rica de conteúdo e se você é de Porto Alegre e região não deveria perder!

Até a próxima!

Ana Paula Duarte.

Você irá gostar de ler também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *