Exposição | Dalí – A Divina Comédia

Olá, meu bom leitor.

Hoje vamos falar um pouco sobre a exposição Dalí – A Divina Comédia que está ocorrendo no espaço Caixa Cultural de Brasília. Eu e a Ana fomos lá dar uma conferida.

A exposição conta com xilogravuras que Salvador Dalí fez para ilustrar o texto da Divina Comédia. A técnica de xilogravura é uma antiga, de origem chinesa, onde o artesão utiliza um pedaço de madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer a reprodução. Em seguida, utiliza tinta para pintar a parte em relevo do desenho. Na fase final, é utilizado um tipo de prensa para exercer pressão e revelar a imagem no papel ou outro suporte. Um detalhe importante é que o desenho sai ao contrário do que foi talhado, o que exige maior perícia do artesão. E aqui pude constatar o grande talento do maior surrealista da história da arte.

Na entrada nos deparamos com os três cenários retratados no poema de Dante Alighieri de acordo com as cores da paredes. Inferno na cor vermelha com 34 imagens, Purgatorio na cor cinza com 33 imagens e Paraíso na cor branca com 33 imagens. Todas as gravuras vem acompanhadas da estrofe que inspirou Salvador Dalí. Uma curiosidade legal sobre esta exposição é que o acervo pertence a um milionário que mora dentro de um iate navegando pelo mundo, ele cedeu sua coleção para esta exposição em específico e não quis se identificar.

Outra coisa interessante, é que Dalí foi convidado para pintar o poema épico do autor nas décadas de 50 e 60 por encomenda do governo italiano em comemoração aos 700 anos de nascimento de Dante Alighieri. E que este pedido gerou uma grande polêmica por conta das rinchas entre italianos e espanhóis, pois muito conterrâneos de Dante diziam que era uma afronta um espanhol retratar o trabalho de um italiano. Foram feitas 500 impressões com as placas gravadas de Dalí.

O que eu posso dizer a mais é que vale muito a pena ver a exposição, além de ter contato com uma outra ótica do clássico de Dante Alighieri, é um desafio tentar decifrar as formas e cores impressas por Salvador Dalí para as estrofes em destaque.

 

 

Data: 15/11/2017 a 04/03/2018
Horário: Terça a domingo, das 9h às 21h
Local: Galeria Vitrine – Caixa Cultural Brasília
Entrada: Proibida a entrada na galeria portando bolsa, mochila, guarda-chuvas, comida ou bebida. Utilize o guarda-volumes.
Valor do Ingresso: Entrada franca 

 

 

 

Tenha um ótimo ponto para ler!

Paulo Souza



1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *