Dicas de livros nacionais que estão no Skoob

Oi pessoal!

Durante o julho brasileiro percebi uma coisa que me deixou um pouco triste. Ao passear pelo Skoob, vi vários livros nacionais que já li e sei que são muito bons com uma quantidade pífia de leitores. Sei que hoje em dia é difícil se sobressair no mercado nacional, mas acho que o nosso papel enquanto blog é tocar nesses assuntos e incentivar você, que também é leitor a romper com a lógica de só consumir o que as grandes editoras ou o grande público indica como algo que merece a nossa atenção.

Como eu sempre digo, ler best-sellers não é nenhum problema, mas ser um pouco curioso e sair da superfície pode te mostrar que há um mundo enorme com uma variedade de títulos que você nem sonha que existe. E é sobre esse mundo que eu vou falar hoje fazendo indicação de 5 livros que nós do Ponto já lemos e amamos, mas infelizmente, quase não tem leitores em plataformas como o Skoob:

1. Novena para pecar em paz

Esse é, de longe, o melhor livro que li esse ano e sempre que alguém me pede indicação eu falo dele. Tô até com medo de acharem que eu estou virando a maníaca do Novena, mas ele é um livro necessário ainda mais com essa onda de feminicídios que tem tomado conta do noticiário nas últimas semanas. Novena é uma antologia que reúne contos de nove escritoras aqui de Brasília e cada conto traz personagens que representam os mais diversos tipos de mulheres e condições sociais. Apesar do protagonismo feminino é um livro para homens e mulheres refletirem sobre relacionamentos abusivos, destino, escolhas, segredos e amor. Se você já leu Rupi Kaur, Ryane Leão e companhia e gostou, Novena é um livro perfeito para você. No Skoob atualmente ele tem apenas 10 leitores, mas merece muito mais pela relevância do tema e qualidade da escrita das contistas. Sério! Antologias são conhecidas pela frequente inconstância na qualidade dos textos, mas você não precisa ter esse medo aqui. Claro que tem uns que são absurdos de tão bons (e a escolha dos preferidos varia bem entre cada um), mas não tem nenhum conto mediano, todos são bons, muito bons ou excelentes. Se eu fosse você já estaria no site da editora Penalux comprando essa maravilha da literatura nacional.

2. O avesso da lâmpada

Esse livro de poesias do Demetrios Galvão deixou o Paulo intrigado quando leu, não sei se você já viu, mas por conta da proposta do livro ele escreveu toda a crítica sem nenhuma letra maiúscula e essa charada você só vai decifrar lendo o livro. Poesia é um tipo textual que é bastante desvalorizado no Brasil, mas temos muitos poetas de qualidade e nós sempre indicamos a leitura de escritores aqui da nossa terrinha. No Skoob ele também tem apenas 10 leitores, mas é um livro que merece ser mais reconhecido, por isso estamos aqui indicando-o novamente para você colocar na sua listinha de quero ler. Esse também está disponível no site da editora Moinhos.

3. Um silêncio avassalador

Outro livro lido pelo Paulo, mas que ficou sem crítica aqui no blog porque perdemos o arquivo naquele problema que tivemos em 2016, mas ele já está na minha lista e eu quero ler muito em breve porque o Paulo ficou muito impactado com a qualidade da escrita do Lucas Barroso. A sensação que ele tinha era de que, muitas vezes, ele conseguia sentir o silêncio que ele descrevia nos contos. Eu sigo ansiosa para ter essa experiência e quando fui marcar no Skoob como Quero Ler percebi que ele está um pouco melhor que os outros, mas ainda tem apenas 20 leitores interessados, então já deixo aqui mais essa indicação para você marcar por lá. No site da editora Moinhos você pode adquirir o livro e ter acesso a um trecho para conhecer um pouco mais e ver se rola aquela identificação com os contos.

4. Os escritores que eu matei

Esse eu li recentemente para o Julho Brasileiro e estava com bastante expectativa porque o Paulo gostou muito do livro de contos que o Marco Severo publicou antes desse. Então eu já esperava que fosse bom, mas não estava preparada para as sacadas inteligentes que ele tem ao longo das crônicas. Eu tive dificuldade de ler crônicas por traumas escolares, mas depois de ler esse livro chego a pensar, pela primeira vez, que talvez eu possa escrever algo além de posts de blogs… Ainda estou amadurecendo essa ideia. Nessas crônicas, o escritor vai nos brindando com dilemas que todo leitor viveu ou viverá, a leitura é muito gostosa e você se vê ali em vários momentos. A qualidade do livro é tanta que é triste saber que ele tem apenas 5 leitores no Skoob, que tal dar um pulo lá e no site da editora Moinhos para conhecer um pouco mais dessa obra de arte da literatura contemporânea?

5. Mar de Pedras

Estamos em período eleitoral e esse livro é um retrato da situação política do interior do Brasil. É um romance praiano cheio de críticas sociais, mas elas vão sendo apresentadas de forma sutil até que você é pego de surpresa por um desfecho que foi bem diferente de tudo que eu imaginei ao longo da leitura. Fiquei surpresa, mais uma vez, quando fui procurar o livro no Skoob e vi que ele tem apenas 23 leitores, sendo que ele é muito melhor do que vários bestsellers que já li por aí. Então dá um pulo lá na página dele, lê a sinopse, as resenhas e vídeos e já marca como Quero Ler para ajudar na divulgação para mais pessoas. Se quiser muito ler já pode dar uma passadinha lá na Amazon, que ele está disponível para compra. Fica de olho no perfil do Daniel Barros no Facebook que ele sempre divulga quando coloca os livros em promoção.

**

Espero que vocês tenham gostado da lista e não deixem de procurar escritores da sua cidade, certeza que tem muita gente boa por aí. Não há alegria maior para um escritor que ser lido, e se nós leitores sabemos que as grandes editoras não investem em escritores nacionais, então precisamos sair da zona de conforto e mergulhar nesse oceano que é a literatura nacional. Quando você sair da superfície vai se chocar com a infinidade de nomes, títulos e gêneros que são produzidos por aqui.

Até a próxima!

Ana Paula.

Você irá gostar de ler também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *