Crítica de Livro | O Improvável Presidente do Brasil

Olá, meu bom leitor.

Hoje trago a crítica do livro “O Improvável Presidente do Brasil” do Fernando Henrique Cardoso.

Foi muito complicado escrever a crítica deste livro por vários fatores e os que mais pesaram foram com certeza estes: não é uma ficção e ele é praticamente impecável.

Esse foi o primeiro não ficção que eu li para escrever uma crítica aqui no blog e logo de cara eu senti um baque gigantesco, praticamente todos os meus parâmetros são voltados para avaliar obras de ficção. E cumpriu o propósito para o qual foi concebido.

Então neste ponto as notas que são voltadas para obras de ficção eu o pontuei considerando como não ficção.

Como é uma obra autobiográfica eu não tenho por que de me preocupar em soltar a história e estragar a leitura.

O livro é uma verdadeira aula de história do Brasil do período Vargas até a atualidade, é impressionante como o FHC consegue transitar em mais de meio século de uma maneira leve e agradável.

Claro que tudo o que acontece é contado da perspectiva do Fernando, do que foi acontecendo com a vida dele e de como as suas experiências o levaram a politica e consequentemente ao Palácio do Planalto. Ele viveu muita coisa.

A vida dele é com toda certeza um objeto de estudo para qualquer brasileiro que sabe como é importante conhecer a sua própria história para realizar um futuro de certezas, e após a leitura deste livro eu pude perceber que não podemos falar sobre história brasileira sem falar sobre os presidentes e principalmente sobre quem foi Fernando Henrique Cardoso.

Ele mostra o lado B da história contando como eram várias personalidades históricas em seus encontros mais privados e de como a política no Brasil funciona na verdade, com uma bela xícara de café.

Ele é um dos poucos presidentes que tivemos que vale a pena saber sobre a sua história, ele se iguala facilmente a Getúlio Vargas, J.K., Marechal Deodoro entre outros.

Cardoso consegue com uma maestria singular apresentar a sua vida sem que pareça ter aquele tom de soberba, em alguns pontos até conseguimos ouvir a voz do professor contando suas memórias de uma maneira informal, direta e clara.

Quando eu disse que ele cumpriu com o objetivo para o qual foi feito eu estou falando sobre isso, o livro foi feito para apresentar a figura emblemática do “Pai do Real” a população norte americana e foi tão bem aceito que esta edição em português foi feita para nós brasileiros.

Ponto que eu tenho que salientar, que vergonha em saber que um ex-presidente nosso é mais cultuado e respeitado nos Estados Unidos da América do que no Brasil, isso é apenas um reflexo da educação defasada e atrasada que estamos tendo aqui.

Sem muitas delongas eu recomendo sem medo a leitura desta incrível obra, considero até que leituras deste gênero deviam ser mais difundidas nos ciclos literários brasileiros.

Sinopse

“Em 1993, Fernando Henrique Cardoso, então ministro da Fazenda, herdou um país em frangalhos. A inflação chegava a inacreditáveis 3.000%, um presidente tinha recentemente sofrido impeachment por corrupção e começavam a circular rumores de outro golpe militar. Muitos consideravam o Brasil simplesmente ingovernável. Mas em uma tumultuada década como ministro e depois presidente, Fernando Henrique provou que estavam errados. Está é a história de como um professor de sociologia e filho de generais se tornou um dos mais destacados chefes de Estado do nosso tempo.”

“Ele assumiu a presidência de uma jovem democracia com uma economia instável e transformou o Brasil em uma nação madura e próspera, respeitada em todo o mundo. Suas memórias contam a história de sua notável liderança como presidente, de sua fascinante vida pessoal, de seus extraordinários encontros com outras personalidades históricas e, talvez de maneira particularmente comovedora, de seu amor da vida inteira pelo Brasil – Do prefácio de Bill Clinton.”

Livro: O Improvável Presidente do Brasil                 Autor: Fernando Henrique Cardoso

Páginas: 365                                                                    Editora: Civilização Brasileira

Capa: 9,00

Continuidade: 10,00

Personagens: 9,50

Cenários: 9,50                                                           Nota Final: 9,68

História: 10,00

Narrativa: 10,00

Diálogos: 10,00

Revisão: 9,50

Tenha um ótimo ponto para ler!

Você irá gostar de ler também:

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *