Crítica de Livro | Helena de Uruguaiana

Olá meu bom leitor.

Hoje trago para você as minhas impressões sobre o livro Helena de Uruguaiana da Maria da Graça Rodrigues.

Posso confessar uma coisa? Estou adorando ganhar livro direto dos autores para poder fazer a crítica aqui no Ponto Para Ler.

Vamos primeiro então as considerações sobre a autora, a Maria da Graça Rodrigues é do sul do país e graças a internet pude conhece-la virtualmente e ser presenteado com este livro que vos trago aqui agora e outra obra dela é o Lua Castelhana, que vai ter resenha em breve!

helena-de-uruguaiana-1

Voltando ao foco, hoje vou falar sobre o Helena de Uruguaiana, um livro de estilística simples, mas completamente soberbo e atrativo. Vale ressaltar que eu não gosto muito do estilo do livro, mas devo confessar que sair da minha zona do conforto e ler um romance não poderia ter sido mais agradável.

O livro é sobre Helena que mora em Uruguaiana e toda a série de fatos diversos e estranhos que rodopiam sobre o seu grande amor, o primo mais velho e bonitão Leonel. Mas antes de qualquer coisa quero deixar uma coisa registrada, o livro em si não é um grande clichê do romance melodramático encontrado em qualquer banca.

Helena de Uruguaiana é muito mais do que apenas uma história de incesto, fala sobre escolhas e suas consequências e, o mais fundamental, conta como a vida apesar de qualquer coisa segue adiante. Independentemente de você estar feliz com os frutos que colheu e de como está sua rotina.

O enredo segue com uma fluidez tão natural que teve um momento que eu pensei “Cara, não é possível que a Helena que vai fazer isso!”. Sabe o que é isso? Sim, meu bom leitor, eu me rendi ao romance e torci para os mocinhos ficarem juntos e sofri com as escolhas erradas da protagonista, sim meu lado feminino se rebelou neste momento.

E sabe por que eu me rendi a história? Porque o livro foi bem escrito! Já sou fã da autora e em breve começarei o Lua Castelhana. Recomendo e muito a leitura de Helena de Uruguaiana não apenas pelo fato de eu ter gostado, mas sim porque é literatura nacional e por ser uma leitura do mais alto padrão.

Então é isso meu bom leitor, eu sei que a crítica ficou um pouco fora do padrão em relação as outras… Mas caraio eu li ROMANCE e estou escrevendo sobre o que eu achei do livro! Sai completamente da minha zona de conforto e li algo que nunca foi da minha alçada literária. Obrigado Maria da Graça Rodrigues pelo enorme prazer de ler um romance de coração aberto.

Sinopse

“O Leonel sempre foi minha paixão. Desde a primeira vez que o vi, na chácara da vovó Celeste, onde eu passava as férias de verão depois da morte da mamãe e do papai. Era um guerreiro charrua, igual ao que aparecia no meu livro ilustrado História do Rio Grande do Sul.

Desceu de uma enorme caminhonete moderna, último tipo com a mãe dele, a prima Constança. Era guerreiro e era príncipe. Não tive dúvidas.”

Livro: Helena de Uruguaiana                     Autora: Maria da Graça Rodrigues

Páginas: 116                                                   Editora: Movimento

Capa: 8,00

Continuidade: 9,00

Personagens: 10,00

Cenários: 9,00                                                Nota Final: 9,00

História: 9,00

Narrativa: 9,50

Diálogos: 8,50

Revisão: 9,00

Tenha um ótimo ponto par ler!

Você irá gostar de ler também:

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *